Acompanhamento ao indivíduo e/ou à família, que tem como finalidade atender as necessidades e objetivos, estimular mudança de hábitos alimentares, reeducação alimentar, e pode envolver a participação de colaboradores que manipulam alimentos e trabalham na casa, com orientações de como e do que preparar no dia a dia.
O serviço de Personal Diet inclui o Atendimento Nutricional* e outros serviços, que podem ser escolhidos pelo cliente, como:
- Elaboração de cardápios (semanal / quinzenal).
- Elaboração da lista de compras, de acordo com o cardápio.
- Treinamento e orientações às donas de casa, pessoas que cozinham e preparam seus alimentos e / ou colaboradores que manipulam alimentos.
- Orientações e organização dos alimentos na despensa, geladeira e freezer.
- Orientações de técnincas dietéticas, armazenamento, cocção, congelamento, descongelmento.
- Orientações sobre técnicas de higienização de alimentos e utensílios.
Os serviços são compostos de acordo com as necessidades e dsiponibilidade de cada cliente. A sugestão é que seja um acompanhamento de 5 encontros / visitas, que podem ser realizados semanalmente e da seguinte forma:
1ª Visita:
- Avaliação Nutricional e estabelecimento dos objetivos de cada pessoa que irá participar.
- Verificação de despensa, geladeira, freezer e equipamentos e utensílios disponíveis para o preparo dos alimentos.
2ª Visita - é realizada 1 semana após a 1ª consulta e consiste em:
- Apresentação de resultados das avaliações – física, antropométrica e do consumo alimentar, sugestões para adequação das necessidades nutricionais, recuperação ou manutenção da saúde, entrega do plano alimentar, estabelecimento das metas e orientação nutricional.
- Entrega do cardápio para a primeira semana com lista de compras e fichas de preparo (almoço e jantar – pratos principais, guarnições e saladas).
- Orientações de armazenamento de alimentos e organização de despensa, geladeira e freezer.
3ª Visita:
- Entrega do cardápio para a segunda semana, com lista de compras e fichas de preparo (almoço e jantar – pratos principais, guarnições e saladas).
- Orientações de técnincas dietéticas, cocção, congelamento e descongelmento.
- Interpretação de rótulos dos alimentos
4ª Visita:
- Avaliação antropométrica e retorno para verificação dos resultados e se necessário, adaptação e reajuste do plano alimentar.
- Orientações de como aproveitar os alimentos
5ª Visita - realizada 15 dias após a 4ª visita
- Retorno de consulta
- Orientações sobre higiene dos alimentos e da cozinha.
- Orientações de como realizar as compras.
O atendimento pode ser para pessoas que moram sozinhas, casais ou para toda família, incluindo crianças. Para cada pessoa é necessário realizar o atendimento nutricional e elaboração de plano alimentar. A avaliação é feita individualmente ou com um membro responsável para que sejam disponibilizadas todas as informações. Cada pessoa receberá um plano alimentar a ser seguido, assim com metas de acordo com os objetivos e necessidades.
O intuito é facilitar e orientar como podem ser os cuidados com a alimentação em todas as etapas, no momento da compra, como guardar, higienizar, preparar e por fim, fazer as refeições, de forma saudável e equilibrada.
* Atendimento Nutricional
Os detalhes de como é realizado o atendimento nutricional encontram - se na página “Atendimento Nutricional”.
Atendimento Nutricional: avaliação do consumo alimentar, avaliação antropométrica, avaliação dos sinais clínicos, verificação de exames bioquímicos, conhecimento sobre problemas de saúde, história clínica individual e familiar, hábito alimentar e rotina diária.