terça-feira, 8 de maio de 2012

Tratamento para sobrepeso e obesidade


A obesidade pode ser considerada um acúmulo excessivo de gordura no organismo. Contudo, o grau de excesso de gordura, sua distribuição corpórea e as consequências para a saúde, variam entre pessoas obesas.
A prevenção e o diagnóstico precoce da obesidade são aspectos importantes para a promoção da saúde, redução de morbimortalidade, prevenção de outras doenças crônicas não transmissíveis como pressão alta, diabetes, colesterol elevado e doenças cardiovasculares. Outras complicações incluem apnéia do sono, problemas psicossociais, problemas ortopédicos e diversos tipos de câncer.
A alimentação saudável para pessoas com sobrepeso e obesidade tem por objetivos melhorar o bem estar, possibilitar a proteção da saúde, prevenindo e controlando as co-morbidades e permitindo o alcance do peso adequado.
A OMS propõe a redução moderada na ingestão de energia como estratégia para a redução da massa corporal, associada a exercícios físicos e às mudanças nos hábitos cotidianos.
O tratamento não é a curto prazo, pois a perda de peso é gradativa. O corpo necessita de um tempo para que se acostume com sua nova condição. Perdas grandes e rápidas de peso geralmente não são sustentáveis e contribuem para a ocorrência do “efeito sanfona”. Além disso cada corpo tem um ritmo próprio. Assim a perda de peso, as mudanças na alimentação e no estilo de vida acontecem em tempos diferentes para cada pessoa, sendo de médio a longo prazos.
O acompanhamento nutricional para tratamento de sobrepeso e obesidade, visa adequar a alimentação e proporcionar hábitos alimentares saudáveis, em qualidade e quantidade, para favorecer o emagrecimento  e promover a saúde, para que depois que ocorra a perda de peso e alcance do objetivos, seja feita a manutenção do peso.
A redução de peso possibilita a diminuição dos probelmas mais comuns como dores na coluna, quadril joelhos e pernas, pelqa sobrecarga de peso sobre as articulações. Desta forma  a pessoa pode de movimentar melhor, o que além de trazer mais conforto, facilita a prática de educação física.


Cuidado: soluções rápidas de emagrecimento
 
            A procura por dietas emagrecem rapidamente tem sido um caminho buscado por uma parcela da população. Existem dietas que priorizam o consumo ou excluem um nutriente. Outras restrigem severamente o consumo de energia, ou estimulam o os jejuns prolongados e representam um risco para a saúde. Por não serem elaboradas e balanceadas, na maioria dos casos, essas dietas promovem a perda de massa muscular, água, eletrólitos, minerais e perda de peso, porém perda de pouca gordura. Além disso, dietas muito restritas são difíceis de ser seguidas por muito tempo e trazem prejuízoa à saúde.
           O acompanhamento nutricional para pessoas que querem e precisam emagrecer, deve ser feito de forma gradativa e respeitando as limitações, necessidades e objetivos individuais. A reeducação alimentar e adequação dos consumo de alimentos. Para ter uma alimentação saudável não é preciso excluir as preparações gostosas, mas é preciso equilibrar evitando os exageros e consumo frequente de alimentos altamente calóricos e pouco nutritivos.
Tão importante quanto o emagrecimento e a perda de peso, é adiquirir bons hábitos de vida, para manter a saúde e manter o peso!


 
Referências
BERNARDI, Fabiana; CICHELERO, Cristiane; VITOLO, Márcia Regina. Comportamento de restrição alimentar e obesidade. Rev. Nutr.,  Campinas,  v. 18,  n. 1, fev.  2005.
COUTINHO, Walmir. Etiologia da obesidade. Artigo de Revisão
FRANCISCHI, Rachel Pamfilio Prado de et al . Obesidade: atualização sobre sua etiologia, morbidade e tratamento. Rev. Nutr.,  Campinas,  v. 13,  n. 1, abr.  2000 .
GUIMARAES, Norma Gonzaga et al . Adesão a um programa de aconselhamento nutricional para adultos com excesso de peso e comorbidades. Rev. Nutr.,  Campinas,  v. 23,  n. 3, jun.  2010.
MURATE, Elenice Haruko. Atenção dietética e atividade física no tratamento de pessoas obesas e/ou com sobrepeso. UFPR – PROEC.
PINHEIRO, Anelise Rízzolo de Oliveira; FREITAS, Sérgio Fernando Torres de; CORSO, Arlete Catarina Tittoni. Uma abordagem epidemiológica da obesidade. Rev. Nutr.,  Campinas,  v. 17,  n. 4, dez.  2004.
ROSADO, Eliane Lopes; MONTEIRO, Josefina Bressan Resende. Obesidade e a substituição de macronutrientes da dieta. Rev. Nutr.,  Campinas,  v. 14,  n. 2, ago.  2001 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário