A alimentação e nutrição adequadas, em qualidade e quantidade, são importantes para o crescimento e desenvolvimento de crianças, desde os primeiros anos de vida. Ao mesmo tempo, constituem fatores de prevenção de algumas doenças na fase adulta. Por isso é importante estabelever bons hábitos alimentares que continuarão na adolescência e fase adulta.
A formação dos padrões alimentares da criança depende principalmente da orientação dos pais e familiares, que são responsáveis pela compra e preparo dos alimentos e devem ficar atentos para a importância de consumir alimentos saudáveis e oferecê-los às crianças. Outras questões como a relação emocional entre a criança e a família são fundamentais para aceitação dos alimentos.
Os problemas nutricionais mais frequentes entre crianças são: baixo peso, sobrepeso, obesidade, anemias carenciais.
Atendimento Nutricional para crianças
- Lactente ( 0 a 1 ano) – Recomendações Nutricionais
- Pré escolares (2 a 7 anos), Escolares (7 a 12 anos)
Avaliação nutricional
Avaliação do consumo alimentar
Avaliação da composição corporal
Avaliação clínica
Elaboração de plano alimentar
Orientações e recomendações nutricionais
Orientações e recomendações nutricionais
Formação de hábitos alimentares
Atividades educativas - educação e orientação nutricional – brincadeiras e atividades próprias para a idade.
Acompanhamento do crescimento
Acompanhamento de situações comuns: inapetência, obesidade, anemias, desnutrição
Sugestões de opções para merenda escolar - o que colocar na lancheira?
Leia mais…
Alimentação de recém nascidos e crianças até 2 anos de idade
O aleitamento materno exclusivo, ou seja, a oferta apenas do leite materno até os seis meses, garante todos os nutrientes necessários, protege contra infecções e é capaz de assegurar o bom desenvolvimento neurológico, físico e motor da criança. Não é necessário oferecer águas, chás ou qualquer outro alimento.
A partir dos seis meses pode-se oferecer de forma lenta e gradual alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas, legumes e verduras), de forma variada. Com intutito de facilitar a aceitação, deve-se oferecer com frequência, na época oportuna, os diferentes tipos de alimentos em pequenas quantidades. Além de suprir as necessidades nutricionais, a introdução de novos alimentos aproxima progressivamente a criança aos hábitos alimentares e lhe são apresentados novos sabores, cores, aromas e texturas e sabores. Mesmo recebendo outros alimentos, a criança deve continuar a mamar ao peito até dois anos ou mais, pois o leite materno continua alimentando e protegendo a criança contra infecções.
Alimentação Pré Escolar
A fase pré escolar compreende a idade de 2 a 6 anos. Há amadurecimento da habilidade motora, da linguagem e das habilidades sociais relacionadas à alimentação. Neste período a criança apresenta ritmo de crescimento regular, mas a valocidade de crescimento de estatura e o ganho de peso são menores do que nos dois primeiros anos de vida. Pode ser comum a diminuição no apetite e o comportamento alimentar pode ser imprevisível e variável. A quantidade ingerida de alimentos pode oscilar, sendo grande em alguns momentos e pequena ou nula em outros.
Devem ser evitados os comportamentos como recopensas, chantagens, subornos ou castigos, para forçar a criança a comer pois podem reforçar a recusa alimentar.
Para uma conduta alimentar saudável e formação de bons hábitos alimentares é importante que sejam feitas de 5 a 6 refeições por dia (refeição e lanches), compostas com todos os grupos de alimentos, proporcionando quantidade adequada de nutrientes. O tamanho das porções dos alimentos deve estar de acordo com a aceitação da criança justamente pela variação de apetite. A sobremesa deve ser oferecida como mais uma preparação da refeição, evitando utilizá-la como recompensa. Os líquidos (sucos e água) podem ser oferecidos após a refeição pois distendem o estômago, podendo dar estímulo de saciedade precocemente.
Alimentação – Escolar
O período escolar corresponde dos 7 a 10 anos de idade. Nesta época há maior prática
de atividade física, ritmo de crescimento lento , porém constante, com ganho mais acentuado de peso próximo ao estirão da adolescência e aumento da ingestão alimentar. Ocorre também crescente maturação de habilidades motoras e crescimento cognitivo, social e emocional. O início das atividades escolares e convívio com adultos e outras crianças são determinantes para o aprendizado em todas as áreas e estabelecimento de novos hábitos.
Crianças em fase escolar são mais independentes e, se bem orientados, podem selecionar seus próprios alimentos. É preciso atenção pois podem ter mais acesso a refrigerantes, guloseimas e frituras. Um estilo de vida inadequado representado por sedentarismo, hábitos familiares incorretos, alimentação desequilibrada, consumo excessivo de doces, guloseimas e alimentos de baixo valor nutricional, favorece o aparecimento da obesidade.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar, 2009.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de política de Saúde – Organização Pan Amercicana da Saúde. Guia alimentar para crianças menores de dois anos, 2002.
Galisa MS, Esperança LMB, Sá NG. Nutrição:conceitos e aplicações. São Paulo: M. Books; 2008.
GIUGLIANI, Elsa; VICTORA, Cesar Gomes. Alimentação complementar. Jornal de Pediatria, v.76., suppl.3, 2000.
OLIVEIRA, Lucivalda Pereira Magalhães de et al . Alimentação complementar nos primeiros dois anos de vida. Rev. Nutr., Campinas, v. 18, n. 4, ago. 2005 .
PHILIPPI, Sonia Tucunduva; CRUZ, Ana Teresa Rodrigues; COLUCCI, Ana Carolina Almada. Pirâmide alimentar para crianças de 2 a 3 anos. Rev. Nutr., Campinas, v. 16, n. 1, jan. 2003.
Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia Manual de orientação: alimentação do lactente, alimentação do pré-escolar, alimentação do escolar, alimentação do adolescente, alimentação na escola - São Paulo: Nutrologia, 2006. 64 p.
SOUZA, Priscilla Maria Oliveira – Alimentação do Pré Escolar e Escolar e as Estratégias de Educação Nutricional – brasília – DF maio 2006 – Monografia.
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.